sexta-feira, abril 24, 2009

Para quem gosta de Arpejos... \m/

E aí, pessoal, tudo bem?

Farei novamente, algo que ainda não fiz aqui antes... Trago pra vocês, dois Licks "nervosos" de Arpejo, o que certamente é uma ferramenta melódica maravilhosa para improvisos, composições etc. No linguajar popular: "Um prato cheio" para quem quer enriquecer suas "ferramentas" de fraseado na guitarra. PS. vale lembrar que, Arpejo é quando tocamos as notas de um determinado acorde de forma separada e consecutiva, não importando a ordem em que essas mesmas são tocadas no Acorde/Arpejo em questão, ou até mesmo, a técnica ou mecanismo empregados na execução do mesmo.

Ao contrário do que a maioria dos estudantes de Guitarra pensam, Arpejo não é uma técnica específica... É uma maneira "especial" de tocar os acordes, portanto, qualquer técnica ou mecanismo, podem ser aplicados a qualquer tipo de Acorde/Arpejo, independente do instrumento. E ainda, Arpejo NÃO É SWEEP PICKING (técnica que visa o aproveitamento das palhetadas na mesma direção ao mudar de cordas), o que provoca certa confusão em muita gente. Abaixo, segue os licks com os comentários, explicando de onde foram originados e os pontos cruciais de cada um. Memorize-os lentamente e toque com perfeição e divisão ritmica correta antes de acelerar o andamento, e ainda, observe a digitação sugerida na partitura e siga todos os sinais como, direção de palhetadas, ligados, etc.

Bom, chega de "leriado" e divirtam-se...

Clique nas imagens para ampliá-las.


Lick 1

O Lick 1 foi construído sobre a escala de G# Menor Harmônica, que é gerada a partir da escala “Menor Natural”, porém tem o sétimo grau (nota) elevado em um semitom. Os intervalos da escala “Menor Harmônica” são: T - 2 - b3 - 4 - 5 - b6 - 7M, no caso, teremos as notas, G# - A# - B - C# - D# - E - F##, gerando os respectivos intervalos citados acima.
No primeiro compasso temos o Arpejo de G#m (add9), contendo as notas G# - B - D# - A#, note, que o início do Lick é tocado em Palm Muting, ou seja, nesse trecho as notas devem ser abafadas com a mão que fica apoiada sobre a ponte da Guitarra. Há dois Slides nesse compasso, um da nota D# para a nota G# na corda E, e outro da nota G# para a nota A# na corda G.
Já no segundo compasso temos nos dois primeiros tempos o Arpejo de E, formado pelas notas E - G# - B, sendo que o primeiro é uma digitação ascendente no estado fundamental (com a tônica no baixo) e o segundo é uma digitação descendente em primeira inversão (com a terça no baixo). Ainda no segundo compasso, temos o Arpejo de C#m (add9), formado pelas notas C# - E - G# - D# com extensão de três oitavas utilizando todas as cordas.
Para finalizar, temos no terceiro compasso o Arpejo de D#, formado pelas notas D# - F## - A# no primeiro tempo na primeira inversão (com a terça no baixo), o de D#7, formado pelas notas D# - F## - A# - C# no segundo tempo em terceira inversão (com a sétima no baixo) e novamente o de D#, desta vez em segunda inversão (com a quinta no baixo). No quarto tempo temos esse mesmo Arpejo, porém executado em todas as cordas de forma descendente. Fique atento à digitação sugerida no exemplo para uma execução com mais “comodidade” a fim de evitar deslocamentos desnecessários.


Lick 2

O Lick 2 foge um pouco dos formatos de Arpejo “convencionais”, o mesmo é feito com Palhetada Alternada, Ligados e vários saltos de corda e posição (casa), o que dificulta um pouco a execução do exemplo. No primeiro compasso temos o Arpejo de D (add#11), formado pelas notas D - F# - A - G#, dando uma intenção “Lídia” ao trecho citado (por conter o intervalo de #4 quarta aumentada, característico do Modo Lídio, que no caso do exemplo é a nota G#) e no próximo, temos o de E (add11), nesse trecho os saltos de corda são constantes, por isso a atenção deve ser redobrada para que a palheta não encoste acidentalmente nas cordas adjacentes.
No segundo compasso, temos o Arpejo de E# °. Esse trecho vai exigir uma boa abertura dos dedos, além de ótimo sincronismo entre a mão da escala e a da palheta. Siga corretamente as indicações de palhetadas para obter um bom desempenho e faça com que as notas ligadas soem com nitidez e intensidade equilibrada.
Para encerrar, temos o Arpejo de F#m, formado pelas notas F# - A - C# com vários ligados e saltos de corda. Também é de extrema importância seguir rigorosamente a digitação indicada para um bom desempenho. Esse trecho também exige uma grande abertura dos dedos da mão da escala.
Obs. O Arpejo de E# ° é formado no sétimo grau (nota) do Campo Harmônico da escala de F# menor Harmônica e devido ao acréscimo desse Arpejo/Acorde esse trecho fica com uma sonoridade mais “Clássica”.


www.wandersonrodrigues.com

Nenhum comentário: