sexta-feira, abril 24, 2009

Para quem gosta de Arpejos... \m/

E aí, pessoal, tudo bem?

Farei novamente, algo que ainda não fiz aqui antes... Trago pra vocês, dois Licks "nervosos" de Arpejo, o que certamente é uma ferramenta melódica maravilhosa para improvisos, composições etc. No linguajar popular: "Um prato cheio" para quem quer enriquecer suas "ferramentas" de fraseado na guitarra. PS. vale lembrar que, Arpejo é quando tocamos as notas de um determinado acorde de forma separada e consecutiva, não importando a ordem em que essas mesmas são tocadas no Acorde/Arpejo em questão, ou até mesmo, a técnica ou mecanismo empregados na execução do mesmo.

Ao contrário do que a maioria dos estudantes de Guitarra pensam, Arpejo não é uma técnica específica... É uma maneira "especial" de tocar os acordes, portanto, qualquer técnica ou mecanismo, podem ser aplicados a qualquer tipo de Acorde/Arpejo, independente do instrumento. E ainda, Arpejo NÃO É SWEEP PICKING (técnica que visa o aproveitamento das palhetadas na mesma direção ao mudar de cordas), o que provoca certa confusão em muita gente. Abaixo, segue os licks com os comentários, explicando de onde foram originados e os pontos cruciais de cada um. Memorize-os lentamente e toque com perfeição e divisão ritmica correta antes de acelerar o andamento, e ainda, observe a digitação sugerida na partitura e siga todos os sinais como, direção de palhetadas, ligados, etc.

Bom, chega de "leriado" e divirtam-se...

Clique nas imagens para ampliá-las.


Lick 1

O Lick 1 foi construído sobre a escala de G# Menor Harmônica, que é gerada a partir da escala “Menor Natural”, porém tem o sétimo grau (nota) elevado em um semitom. Os intervalos da escala “Menor Harmônica” são: T - 2 - b3 - 4 - 5 - b6 - 7M, no caso, teremos as notas, G# - A# - B - C# - D# - E - F##, gerando os respectivos intervalos citados acima.
No primeiro compasso temos o Arpejo de G#m (add9), contendo as notas G# - B - D# - A#, note, que o início do Lick é tocado em Palm Muting, ou seja, nesse trecho as notas devem ser abafadas com a mão que fica apoiada sobre a ponte da Guitarra. Há dois Slides nesse compasso, um da nota D# para a nota G# na corda E, e outro da nota G# para a nota A# na corda G.
Já no segundo compasso temos nos dois primeiros tempos o Arpejo de E, formado pelas notas E - G# - B, sendo que o primeiro é uma digitação ascendente no estado fundamental (com a tônica no baixo) e o segundo é uma digitação descendente em primeira inversão (com a terça no baixo). Ainda no segundo compasso, temos o Arpejo de C#m (add9), formado pelas notas C# - E - G# - D# com extensão de três oitavas utilizando todas as cordas.
Para finalizar, temos no terceiro compasso o Arpejo de D#, formado pelas notas D# - F## - A# no primeiro tempo na primeira inversão (com a terça no baixo), o de D#7, formado pelas notas D# - F## - A# - C# no segundo tempo em terceira inversão (com a sétima no baixo) e novamente o de D#, desta vez em segunda inversão (com a quinta no baixo). No quarto tempo temos esse mesmo Arpejo, porém executado em todas as cordas de forma descendente. Fique atento à digitação sugerida no exemplo para uma execução com mais “comodidade” a fim de evitar deslocamentos desnecessários.


Lick 2

O Lick 2 foge um pouco dos formatos de Arpejo “convencionais”, o mesmo é feito com Palhetada Alternada, Ligados e vários saltos de corda e posição (casa), o que dificulta um pouco a execução do exemplo. No primeiro compasso temos o Arpejo de D (add#11), formado pelas notas D - F# - A - G#, dando uma intenção “Lídia” ao trecho citado (por conter o intervalo de #4 quarta aumentada, característico do Modo Lídio, que no caso do exemplo é a nota G#) e no próximo, temos o de E (add11), nesse trecho os saltos de corda são constantes, por isso a atenção deve ser redobrada para que a palheta não encoste acidentalmente nas cordas adjacentes.
No segundo compasso, temos o Arpejo de E# °. Esse trecho vai exigir uma boa abertura dos dedos, além de ótimo sincronismo entre a mão da escala e a da palheta. Siga corretamente as indicações de palhetadas para obter um bom desempenho e faça com que as notas ligadas soem com nitidez e intensidade equilibrada.
Para encerrar, temos o Arpejo de F#m, formado pelas notas F# - A - C# com vários ligados e saltos de corda. Também é de extrema importância seguir rigorosamente a digitação indicada para um bom desempenho. Esse trecho também exige uma grande abertura dos dedos da mão da escala.
Obs. O Arpejo de E# ° é formado no sétimo grau (nota) do Campo Harmônico da escala de F# menor Harmônica e devido ao acréscimo desse Arpejo/Acorde esse trecho fica com uma sonoridade mais “Clássica”.


www.wandersonrodrigues.com

quinta-feira, abril 16, 2009

Cadê o resultado da promoção???

E aí, "Guitarreiros" e "Guitarreiras" de plantão... 

Farei algo pra vocês, que ainda não havia feito aqui no meu Blog... Hoje, postarei algo diferente do que já postei anteriormente (é bom diversificar um pouco). Deixarei um vídeo meu, gravado para uma promoção muito bacana que estou participando, que na verdade, já era pra ter saido o resultado há tempos, mas não sei, e ainda não tenho notícias de quem saiba o motivo pelo qual ainda não foi divulgado, e sabe-se lá se esse resultado irá sair algum dia =(

O lance é o seguinte, a revista "Cover Guitarra", que muitos de vocês certamente conhecem, lançou essa promoção , entitulada: "Promoção Edu Ardanuy" http://www.youtube.com/watch?v=-HWcqkGjhrQ , e a finalidade era que os participantes interpretassem qualquer música solo do Edu ou alguma do Dr. Sin. Fiquei sabendo da promoção através de um aluno meu chamado Hugo... Como sou um grande admirador do trabalho do Edu, resolvi gravar algo sobre o playback do"Improviso II" e enviei o link para a revista após postar o vídeo no You Tube e também um DVD contendo o mesmo conforme estabelecia a regra.

O Curioso, é que já era pra terem anunciado os 3 finalistas há uns dois meses atrás e até hoje, (16/04/09) nada. Bom, resta agora esperar e manter a fé, pois sabe-se lá se essa promoção será concluída algum dia, se é que ele chegou a receber os links dos vídeos dos participantes, pois já faz uns dois meses que não tenho notícias das edições da revista nas bancas, de quebra, o resultado havia sido adiado e o prazo também já "estourou" novamente. Se continuar assim, essa promoção será como o lançamento do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses (rs). O jeito é esperar, pois já está quase virando uma lenda...

Bom, ao menos o vídeo vocês poderão ver independente da promoção, espero que gostem...

Assista o vídeo clicando no link abaixo:


Assista, volte aqui e deixe o seu comentário, será bem-vindo!!!


Abraços e até... Wanderson Rodrigues

quarta-feira, abril 15, 2009

Fotos do Workshop realizado dia 21/03/09


Galera muito massa!!!


E aí moçada, tudo bem?

Pra quem me pediu, coloquei algumas fotos do meu Workshop do dia 21/03, no Teatro da Biblioteca de BH. O evento foi excelente e a galera, como sempre, compareceu e deu seu "Show" a parte, mesmo com a forte chuva que caiu em BH antes do evento. Confesso que cheguei a pensar que o Workshop ficaria vazio, pois a chuva estava mais para um "Dilúvio" (rs). Bom, para minha surpresa, ao entrar no palco percebi que eu estava enganado e mais uma vez, ficou evidente o quanto as pessoas valorizam o meu trabalho. Isso é muito gratificante!!!

Abaixo, há algumas fotos do Workshop, gentilemte cedidas por Reinaldo Silva

Montagem do palco

Montando a "favelinha" :)

"A casa caindo"

Agradeço acima de tudo, a DEUS!!! Também, a minha família, amigos, a todos que compareceram, independente de qualquer coisa, a todos os envolvidos no evento e nos meus projetos, direta ou indiretamente desde o começo caminhando comigo e aos que chegaram "agora" também... Aos meus alunos, ex-alunos, enfim, a todos que de alguma forma me apoiam ou já apoiaram de qualquer maneira algum dia.


Até o próximo Work... Abraços!!

Wanderson Rodrigues

sexta-feira, abril 03, 2009

Novo Endorser Groove Strings


Saudações, galera!!!

Vim compartilhar uma notícia muito bacana com vocês... Fechei uma parceria com a empresa Solez, fabricante das cordas Groove Strings. Na verdade, a parceria se iniciou no Workshop que realizei no dia 12 de Abril de 2008, porém, no meu último Workshop, realizado no dia 21 de Março desse ano, ficou mais consistente e passei a ter um apoio constante e mais efetivo da marca.

Estou muito feliz com essa nova parceria, sendo que agora trabalho com as marcas Beta Instrumentos (da qual também tenho apoio constante, além da minha guitarra Signature WR 1), e com a Groove Strings. É muito gratificante ter o apoio dessas empresas e fico muito feliz em trabalhar com produtos TOP DE LINHA, que não devem absolutamente NADA para os importados e de grandes marcas famosas no mundo. Tenho orgulho de utilizar produtos feitos aqui no Brasil, sabendo que concorrem com qualquer um de ponta no mercado internacional da música. Achei válido dividir isso com vocês...

Confiram e conheçam um pouco mais sobre os produtos Solez e Groove Strings no site e acessem o menu Endorsers e confiram.

Grande abraço e até breve!!!